Teste Ergométrico

Teste de esforço/estresse físico
O teste ergométrico é um exame preventivo inicial e muito utilizado em check-ups, pois ajuda a detectar anormalidades que podem interferir no bom funcionamento do coração.

Sete indicações para fazer o teste ergométrico:

1. Comportamento da pressão arterial em repouso e durante o exercício. É normal a pressão arterial se elevar até determinado valor durante o exercício. Porém, se muito acima do esperado, aumenta-se a chance de morte súbita e AVC durante a prática de atividades físicas.

2. Presença de arritmias que podem ser desencadeadas durante o exercício e causar desmaio e morte súbita.
3. Presença de entupimentos das artérias (aterosclerose) do coração que causam infarto e morte súbita. Quando a aterosclerose está no início, o paciente pode não apresentar sintomas característicos como dor ou falta de ar. Porém, ao elevar o trabalho do coração (frequência cardíaca), o exame pode identificar precocemente esse problema e prevenir problemas graves de coração.

4. Acompanhar os avanços de algumas doenças cardíacas.

5. Fornecer informações valiosas a pacientes com doença das válvulas do coração.

6. Avaliar a capacidade funcional cardiorrespiratória (condicionamento físico) e indicar a necessidade de melhorar o treinamento aeróbio.

7. Se você já é praticante de exercícios, mesmo que de forma intensa, também deve considerar realizar esse exame, tendo em vista que até atletas profissionais têm problemas graves do coração durante jogos e competições.

Como é realizado o teste ergométrico?

Durante o teste ergométrico, serão colocados 10 eletrodos no tórax do paciente. Eles serão responsáveis por realizar o registro do eletrocardiograma. Logo após, o paciente deve começar a caminhar na esteira rolante, enquanto o médico avalia o ritmo cardíaco e pressão arterial.

Caso esteja em busca de um estilo de vida mais saudável, implementando exercícios físicos com segurança, conforme indicação do seu médico, é importante fazer o check-up cardiológico.

Agende seu Teste Ergométrico

Preencha o formulário que entramos em contato com você, ou chame o nosso whatsapp.

keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right